segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Como o Luxo Perdeu o Brilho

Dana thomas, em "Deluxe- como o Luxo Perdeu o Brilho" (Campus), conta como, em poucas décadas, fabricantes artesanais de produtos quase únicos (e por isso caríssimos) se transformaram em marcas que devem boa parte de seu faturamento a acessórios indústrializados acessíveis a classe média.

Eis a proposta: você não pode gastar uma fortuna para o terno ou o vestido de uma marca de luxo, mas, por um preço compatível com seus recursos, pode comprar um perfume, um cinto, uma carteira ou uma bolsa da mesma marca.
Ora, para que você deseje esse fragmento de luxo, é necessário que a marca prometa o acesso a um outro mundo, encantado: um devaneio de prazer e poder.

Conclui, Contardo Calligaris
"Em suma, a indústria do luxo se parece, hoje, como comércio de lembrancinhas na porta dos santuários: a posse da "relíquia" produziria a santidade do peregrino.

... Os fragmentos de ilusão vendidos pela indústria do luxo satisfazem a incerteza narcisista de emergentes inseguros, que, não podendo comprar seu lote no "paraíso", ostentam a bugiganda promocional do empreendimento".


* Resumo de matéria da Folha de São Paulo/Ilustrada/ 6/06/2008

Nenhum comentário: