segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Ponte sobre Emergentes


Esta é a Ponte nova para pedestres,que substitui a outra aparentemente em bom estado.
Mas quem sou eu?


Aprendi a dar atenção as pessoas que encontro vez por outra,
são elas que vem com palavras que nos faltam, outras vezes, a que procuramos inconscientes ou distraídos.

Algum tempo atrás no Parque Barigui, uma pequena ponte em construção me chamou a atenção - mas precisamente pelo seu número de parafusos-
No outro dia pela manhã, muito cedo, fiz o mesmo percurso e parei diante ela.

Foi quando uma senhora “Espanhola” (a princípio pensei que era Argentina) quebrou o silêncio:
Disse-me: nós estamos construindo!!
- Não entendi.
Achei que poderia ser um erro qualquer de expressão; quem sabe um esforço em tentar comunicar-se em nossa língua.
Por ser eu, um nativo perguntei novamente.
Quis eu entender, quem eram o "nós".

Ela foi taxativa no nós.

Depois de descartado o possível erro de expressão.
Cheguei até a pensar que representava uma associação de moradores interagindo com o poder municipal- Um tipo de ONG, sei lá.
-Hoje em dia existem tantos organismos, terceirizações, etc, etc.

Quando comentei: que havia mais parafuso ali, proporcionalmente que na ponte Hercílio Luz ou na Golden Gate.

Ela disse-me ser necessário, e partiu da ponte para a construção que o marido estava realizando em sua casa com material reciclado.

E descreveu com peculiaridade, eucaliptos, parafusos, dormentes, lareira.

Quando perguntei onde achar material reciclado...
Deu me o telefone de seu marido, a simpática senhora.

Pelo que eu pude entender “O marido dela é Ex -Engenheiro da Itaipu
e agora trabalhava na Secretaria do Meio Ambiente.

Não sei, tenho que checar a fonte.(ou a ponte)

Já ia perguntar se era Argentina, mas me contive...

Fui sutil ao perguntar-lhe a sua naturalidade.
- Dá onde é a Senhora?

Afirmou ser Catalã e o marido Espanhol com parentes na Argentina.

Me despedi, interrompendo nosso diálogo de meia hora e caminhada que havia deixado para traz.
Segui em frente, pensando..

O que deve fazer um Engenheiro Espanhol construindo pequenas pontes no Barigui?

Estou em parafuso.

Nenhum comentário: